spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeMUNDOAPOIANTES DE OUSMANE SONKO DISPERSADOS PELAS FORÇAS DE SEGURANÇA EM MBOUR

APOIANTES DE OUSMANE SONKO DISPERSADOS PELAS FORÇAS DE SEGURANÇA EM MBOUR

Em Mbour, uma cidade 80 km ao sul de Dakar, onde o passeio começou no domingo, as forças de segurança intervieram para dispersar uma multidão que seguia o político senegalês, Ousmane Sonko.

Os seguidores do principal adversário do Presidente senegalês, Ousmane Sonko, em turnê no interior do país, foram dispersados na noite de domingo pelas forças de segurança que os acusou de “um encontro ilegal”, de acordo com o partido e imagens nas redes sociais.

Ousmane Sonko, de 49, candidato às eleições presidenciais de 2024, anunciou no sábado uma ida ao interior do país com “visitas de proximidade” a parentes, guias religiosos e funcionários de seu partido.

Em Mbour, uma cidade a 80 km ao sul de Dakar, onde a turnê começou no domingo, as forças de seguranças intervieram para dispersar uma multidão que o seguia, acusou Sonko, de acordo com imagens transmitidas pela televisão de seu partido Jotna TV.

Durante uma briga com um oficial da segurança, este último pediu-lhe para evitar “uma reunião” e “não ocupar a via pública”, que o Sr. Sonko defendeu.

Ele acusou as forças de segurança de “executar ordens ilegais” nas redes sociais mostrando um destacamento de forças de segurança nas áreas que ele estava visitando ao redor de Mbour.

As forças de segurança não fizera uma declaração. O prefeito de Mbour, citado no domingo à noite pela AFP, não reagiu.

Sonko, terceiro nas eleições presidenciais de 2019, tem um discurso ao mesmo tempo soberano, pan-africanista e social, atacando elites e corrupção. Também bate o aperto econômico e político exercido pela antiga potência colonial francesa e pelas multinacionais.

Desde 2021, ele é acusado de supostamente estuprar uma funcionária de um salão de beleza onde ele seria massageado. Sua acusação ajudou a desencadear vários dias de tumultos mortais, saques e destruição.

Ele declarou sua candidatura na esteira das eleições legislativas de 31 de julho. O atual presidente perdeu sua maioria absoluta no Parlamento.

O presidente Macky Sall, eleito em 2012 por sete anos e reeleito em 2019 por cinco anos, permanece em silêncio sobre suas intenções para as eleições presidenciais de 2024.

Rádio Jovem

 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments