O avançado luso-guineense de 14 anos de idade, Sidney Só Delgado, é mais uma pérola com sangue guineense a evoluir nas estruturas de formação do Futebol Clube de Barcelona, em La Masia.
De acordo com o site espanhol Heraldo, Sidney José Só Delgado Pinto chegou ao Barcelona em Julho de 2020, oriundo das canteiras do Real Saragoça, onde brilhou com golos na sua camada, pelo menos até o dia 6 de maio de 2020, já tinha apontado 29 golos e era melhor marcador na sua categoria em Aragão.
Heraldo sublinhou ainda na sua edição de maio de 2020, que para levar a pérola de raízes guineenses à escola do FC Barcelona em La Masia, os catalães tiveram a concorrência do seu eterno rival, o Real Madrid, mas o miúdo decidiu escolher o Barça para prosseguir a sua formação futebolística.
Segundo o Heraldo, Sidney Só Delgado tinha brilhado num torneio nacional, onde atraiu o antigo jogador Patrick Kluivert, que é chefe da academia dos blaugranas, La Masia do FC Barcelona, desde então o Barça não tirou os olhos nele e começou a seguir o pequeno astro nascido em Portugal.
Os relatos da imprensa espanhola indicam que desde muito cedo que o Sidney Só Delgado se destacou, por exemplo, Heraldo lembrou que em 2018, o Valência já seguia o luso-guineense, depois da grande final do Torneio Segre, em Lleida, entre Monte Carlo e Valência, onde Sidney foi eleito como melhor jogador e melhor marcador.
Numa das suas publicações nas redes sociais, Sidney José Só Delgado Pinto revelou que o atacante hispano-guineense e estrela do Barcelona, Ansu Fati, é um dos seus ídolos no futebol, numa publicação acompanhada com sua foto ao lado do camisa 10 do Barça.
Recorde-se que o FC Barcelona tem vindo a ser um novo palco para os jogadores com ligação com à República da Guiné-Bissau, neste caso, lembramos das passagens de Edgar Ié e Odiquir Agostinho Cá no Barça entre 2011 a 2016, Braima Fati, irmão mais velho do Ansu Fati, Alejandro Baldé e também o irmão mais novo de Ansu Fati, Miguel Fati, de 10 anos de idade.
Rádio Jovem/ O Golo GB