A ONU disse esta sexta-feira que os seus investigadores encontraram evidências de crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia. “Com base nas evidências reunidas pela Comissão, concluiu-se que foram cometidos crimes de guerra na Ucrânia”, disse Erik Mose, chefe da Comissão de Inquérito ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.
A comissão foi criada em maio para investigar alegações de crimes de guerra. Até agora, os investigadores concentraram-se em quatro regiões: Kiev, Kharkiv, Sumy e Chernihiv.
“Ficámos impressionados com o grande número de execuções nas áreas que visitámos. A comissão está a investigar essas mortes em 16 cidades e assentamentos”, disse Erik Mose, presidente da comissão.
Os investigadores da ONU conversaram com mais de 150 vítimas e testemunhas e visitaram 27 cidades e assentamentos, onde também investigaram túmulos, centros de detenção e tortura. A comissão apresentou testemunhos de espancamentos, choques elétricos e nudez forçada por ex-detentos em centros de detenção russos.
Fonte: DW, AP, AFP, Reuters