O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou num discurso nas nas Nações Unidas que o país tem a ambição de integrar o grupo dos Pequenos Estados Insulares Desenvolvidos e “libertar-se” do apoio externo.
“Como os demais Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento [SIDS, na sigla em inglês], Cabo Verde tem a ambição de se tornar num Pequeno Estado Insular Desenvolvido. Para que isso aconteça, terá que, progressivamente, superar as suas vulnerabilidades e aumentar as suas resiliências”, afirmou o chefe de Estado, esta tarde, ao intervir na 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Para tal, defendeu, é “imperativo poder contar com a solidariedade externa em matéria de financiamento e endividamento sustentáveis”, mas “sempre num processo e numa lógica de diminuição paulatina da necessidade de apoio externo”: “Não sendo nova esta narrativa é, porém, urgente, que possa ser implementada, pois que a menos de oito anos da meta da Agenda 2030, todos os ponteiros mostram que os indicadores não estão no ritmo desejável para a realização, nessa data, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]”.
Fonte: DW