Um estudo ainda em curso aponta para a grande preocupação em relação à experimentação do uso de bebidas alcoólicas e tabaco nas escolas e centros de formações do país.
A informação foi revelada esta quinta-feira por Zeca Jandi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa (INEP), depois da apresentação De um estudo sobre o comportamento de adolescentes nos estabelecimentos educativos e centros de formação na Guiné-Bissau.
O pesquisador sublinha que o uso das bebidas alcoólicas e de tabacos foi confirmado pelas próprias crianças durante a pesquisa.
“É preocupante o uso das substâncias na vida dos jovens e das crianças. O consumo das bebidas alcoólicas e o uso de tabacos e outras substâncias psicoativa foi confirmada pelas crianças durante a pesquisa”, afirmou o pesquisador do INEP.
Para isso, Zeca Jandi diz que “ é preciso adotar políticas com base nas evidências científicas para poder lutar contra estes meles. Não podemos estar a pensar em políticas sem base sustentável, por isso, é importante utilizar resultados de pesquisa, e com base nesses resultados, pode-se elaborar políticas adequadas para resolver os problemas existentes”, aconselhou.
Fonte: RSM