O executivo admitiu que os jogadores da seleção de futebol da Guiné-Bissau que participaram na qualificação do país para a Taça das Nações Africanas (CAN 2021) a realizar-se nos Camarões ainda não receberam os respetivos prémios que deveriam ter-lhes sido atribuídos pelo executivo.
A informação foi transmitida à imprensa, esta terça-feira 28 de dezembro de 2021, pelo Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Florentino Dias. O governante não revelou os valores em dívida aos jogadores que participaram na campanha, que culminou com o terceiro apuramento consecutivo dos “Djurtus” para a fase final da maior competição de futebol africano.
“Sim, posso confirmar que os jogadores não receberam os prémios de qualificação, mas vão recebê-los na altura certa, antes do início da prova, no mês de janeiro próximo nos Camarões”, garantiu Florentino Dias.
Dias falava no final da assinatura dos contratos de trabalho entre o executivo e quatro federações nacionais (Luta, Atletismo, Handebol e Voleibol), no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, na qual revelou que a preparação da participação está em boa direção, uma vez que o governo está em constante comunicação com a Federação de Futebol (FFGB).
“O governo vai criar as condições no sentido de disponibilizar meios à FFGB para que a nossa participação no Campeonato Africano das Nações decorra com maior normalidade e sem sobressaltos maiores”, disse.
Em relação à expetativa do governo sobre mais uma participação da Guiné-Bissau no CAN 2021, disse que as autoridades nacionais e o povo guineense esperam uma participação bem-sucedida que dignifique a nação guineense.
Dias frisou que em caso de qualificação dos “Djurtus” para segunda fase do CAN, o país ficará “extremamente contente” e assegurou que na altura certa o povo guineense saberá qual será a premiação a atribuir aos jogadores da seleção nacional.
A Guiné-Bissau esteve no CAN 2017 no Gabão, em 2019 no Egipto e vai estar agora nos Camarões, mas nunca conseguiu alcançar uma vitória na competição.
Tem havido muita crítica aos aspetos organizacionais e sobre os preparativos da participação do país no próximo CAN nos Camarões. Até agora não foi divulgada a lista final dos jogadores nacionais convocados para a competição. Muitos países já anunciaram a lista dos jogadores convocados, uma vez que se avizinha a maior competição africana de futebol.
A seção desportiva de O Democrata apurou junto de uma fonte próxima da FFGB que os jogadores vão chegar a Bissau na madrugada desta quarta-feira.
A competição vai decorrer entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro de 2022, nos Camarões, 50 anos depois da última organização do CAN por aquele país.
As 24 seleções foram divididas em seis grupos, sendo que apenas o primeiro, o segundo e os quatro melhores terceiros classificados avançarão para os oitavos de final.
Os “Djurtus” estão no grupo D, tendo estreia marcada contra o Sudão (11 de Janeiro), antes de debater-se com o Egipto (15 de Janeiro) e Nigéria (19 de Janeiro), sempre em Garoua.
A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022 – apesar de manter a designação CAN 2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro 2020, que foram adiados devido à pandemia da covid-19.
Fonte: O Democrata
RJ Redação Desportiva