O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, demitiu hoje Magda Robalo Correia e Silva do cargo de Alta-Comissária para a Luta Contra a Covid-19 no país, num decreto presidencial.
Segundo um decreto, divulgado à imprensa e que a Rádio Jovem teve acesso, o presidente demite a Magda Robalo e sem avançar mais desenvolvimentos.
Contudo, informações seguras na posse do canal da juventude, a Rádio Jovem, dão conta que foi a Magda Robalo quem entregou a Umaro Sissoco Embaló há sensivelmente três meses, ou seja, o mês de outubro, uma carta com o seu pedido de demissão do cargo. Recorda-se que Magda foi nomeada no posto pelo decreto nº20/2020 de 5 de julho.
Robalo era antiga ministra da Saúde do Governo de Aristides Gomes, demitido por Sissoco Embalo na sequência da sua tomada de posse como Presidente guineense.
Magda Robalo Correia e Silva foi uma antiga representante da Organização Mundial de Saúde na Namíbia e no Gana, foi nomeada em maio para presidir ao Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta Contra a Sida, Tuberculose e Malária.
João Paulo Djata