A Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, afirmou esta segunda-feira que o governo guineense está disposto a cooperar com a República Popular da China, dentro do quadro da iniciativa “Uma Faixa e Uma Rota”, explorando as várias áreas da cooperação para o benefício mútuo, nomeadamente as infraestruturas, pescas, educação, saúde, agricultura e entre outras.
A responsável pela pasta da diplomacia guineense falava na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre o governo da Guiné-Bissau e o da República Popular da China, sobre a cooperação no âmbito da iniciativa “Uma Faixa e Uma Rota”, realizada no Palácio do Governo.
No ato, Suzi Barbosa disse que a Guiné-Bissau dispõe de recursos naturais em grande quantidade para competir de forma sólida num mercado cada vez mais global, sendo assim, há uma necessidade de promoção da cooperação bilateral.
Por seu lado, o Embaixador da República Popular da China no país, Guo Ce, assegurou que a construção de “Uma Faixa e Uma Rota” ultrapassa as diferenças entre as regiões, civilizações e estágios de desenvolvimento, e está em conformidade com a força do desejo e anseio de todos os povos.
Guo Ce sublinhou, por outro lado, que com essa iniciativa alcançaram resultados frutíferos nas áreas da coordenação de políticas de inter-conetividade das infraestruturas, livre fluxo de comércio, integração financeira e do entendimento entre os povos, de maneira que estão a dar passos firmes rumo a construção de uma rota de paz e prosperidade.
Por Redação