O Coordenador Residente Interino do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Jean Marie Kipela, afirmou hoje, 24.10.2022 que a ONU tem apoiado o governo da Guiné-Bissau no cumprimento dos seus programas de desenvolvimento e na luta contra a pobreza.
Sob tema, Desafios Globais Ações Locais, Histórias de resiliência, Jean Marie Kipela falava durante a cerimónia comemorativa dos 77 anos da ONU que teve lugar no Centro Cultural Francês, na qual reafirmou a determinação das Nações Unidas em trabalhar com o governo para que todos os guineenses tenham uma vida digna com os serviços básicos de qualidades.
“Em virtude das consequências da guerra da independência e da fragilidade política e económica, a Guiné-Bissau tem beneficiado do apoio da organização e dos seus fundos, mesmo antes da independência”, disse.
No seu discurso, Jean Marie Kipela mencionou o Quadro de Cooperação assinado entre a Guiné-Bissau e a ONU que visa apoiar o governo nos próximos cinco anos no seu plano de desenvolvimento nacional.
O ato contou com as presenças dos membros do governo, comunidade internacional, sociedade civil, e personalidades do sector privado, tendo sido feita a abertura da exposição e feira dos produtos locais que serão expostos durantes uma semana.
Na ocasião, o ministro da economia, José Casimiro Varela, reafirmou em nome do governo total dedicação e empenho em continuar a cooperar com a ONU no país.
“Quero mais uma vez em nome do governo reafirmar o nosso total empenho e dedicação em continuar a cooperar com a ONU no quadro da cooperação bilateral e multilateral que temos vindo a desenvolver e agradecer todo o apoio que o país tem recebido esta organização mundial”.
“Estivemos recentemente em Nova-Iorque para apresentar o primeiro relatório do estado da implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e neste momento estamos a trabalhar com o PNUD para acelerar implementação dos indicadores do ODS a nível da Guiné-Bissau”, revelou.
Os ODS, adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de 17 objetivos e metas comuns entre os quais, conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos (ODS 14); promover sociedades pacíficas e inclusivas e garantir a justiça para todos (ODS 16); fortalecer os meios de implementação, usar dados abertos e estatísticas e revitalizar alianças e parcerias (ODS 17).
O Dia das Nações Unidas celebra-se todos os anos a 24 de Outubro.
A semana da ONU no país foi marcada pela celebração do Dia Mundial da Alimentação 16 de outubro, seguido da celebração do Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, no dia 22 foi realizada a primeira feira de saúde no país e entre outras atividades.
A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial para assegurar a resolução de conflitos e a cooperação internacional pós-guerra.
Fundada por 51 Estados Membros, hoje a organização conta com 193 estados membros.
Rádio Jovem