O Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, recebeu hoje, 29.09.2022, 80 colchões doados pela Fundação Ana Pereira (FAP), para o reforço da capacidade do serviço da maternidade do principal centro hospitalar do país.
A ação de doação de colchões enquadra-se no âmbito da parceria entre a ONG portuguesa Tabanca Pequena e a FAP, com objetivo de ajudar as pessoas mais desfavorecidas na Guiné-Bissau.
Após a entrega de colchões aos responsáveis do Hospital Simão Mendes, a presidente da FAP, Maimuna Sila, realçou as ações que a ONG portuguesa tem desenvolvido há vários no país, dando o seu apoio social.
“Estes colchões que acabamos de entregar hoje foram doados pela ONG dos antigos combatentes portugueses que combateram na Guiné-Bissau na época colonial que entenderam continuar a fazer este gesto com o país, porque sentem uma dívida com a Guiné-Bissau no bom sentido”, explicou Maimuna Sila.
Segundo explicação de Sila, além do Hospital Simão Mendes, nos próximos dias a FAP vai ainda entregar donativos nos outros centros hospitalares no interior do país, nomeadamente em Cumura, Bissorã, Quebo, Cabudo e Cabanté.
O diretor do Serviço da Maternidade Interino, João Rufino Jandi, agradeceu o apoio de colchões que permitirá melhorar o acolhimento dos utentes.
Esta iniciativa enquadra-se nas linhas de ação da FAP, que é uma instituição caritativa e preocupa-se bastante com questões relacionadas à saúde materno infantil, saúde reprodutiva, bem como à luta contra violência baseada no género e práticas nefastas às meninas e mulheres.
Lançada pela advogada Maimuna Sila, a FAP pretende dar uma atenção especial às famílias mais desfavorecidas que vivem no limiar da pobreza e sem apoio do Estado.
Por: Alison Cabral