Realmente o que se passa no serviço consular da embaixada de Portugal na Guiné-Bissau é vergonhoso é simplesmente banditismo de primeira linha. Uma desorganização propositada para sustentar uma rede criminosa de negociatas que vive à custa dos aflitos e necessitados que pretendem viajar para Portugal. Até os seguranças dão-se de patrões, hoje fui impedido como cidadão português que sou de entrar neste consulado e quando pretendia o livro de reclamações fui informado pelo segurança que não havia livro de reclamações.
Há uma prostituição na venda de serviços e atendimentos de forma incrível e inaceitável para um Estado como o Português. Como é que uma pessoa pode pagar 200 mil francos CFA equivalente a 300€, de suborno, só para conseguir agendamento para a entrega de documentos no consulado? Outros estão há mais de 6 meses a tentar fazer agendamento via online como é exigido e não obtém resposta até hoje. Mas quem paga suborno e imediatamente agendado a entregar os documentos. Funcionárias com muita arrogância como se fossem prioritárias ou donas do consulado português.
Não dão vistos a quem tem todos os documentos necessários, preenchendo todos os requisitos, para depois venderem essa autorização a outras pessoas. Faço está publicação na minha página sem me esconder e sem medo de represálias porque sei como funcionam mas eu já nasci vacinado e só tenho medo de Deus para a próxima venho aqui com nomes e sem medo de ninguém repito. Quero saber se o consulado português está aqui para nos servir ou para se servir das pessoas?!
O Estado Português não merece está miséria de embaixada e consulado, não é preciso ser da Polícia judiciária para ver o banditismo e esquemas montados a volta de agendamentos e vistos e faço um apelo a todos os cidadãos portugueses que vivem em Bissau e tem se deparado com os mesmos problemas que juntemos voz e acabemos de uma vez por todas com esta porcaria.
Opinião
Ivanildo Soares Cassamá