A Guiné-Bissau participa na 3ª Edição do concurso Internacional de Memorização e Recitação do Sagrado Alcorão Rei Muhammad VI de Marrocos na Tanzânia, que arranca amanhã 11 de agosto onde 34 países africanos foram apurados.
Segundo o Sheikh Hamza Seidi, Presidente da Confederação Nacional da Juventude Islâmica da Guiné Bissau, 3 Hafizes foram apurados para representar a Guiné-Bissau, dois homens e uma mulher, nomeadamente Madiu Baldé, Muhamadu Mady Sall e Numo Bailo Djalo.
Os representantes da Guiné-Bissau partiram ontem para Tanzânia e espera-se que cheguem hoje, apesar de o avião fazer algumas escalas.
A Guiné-Bissau a par de Angola são os únicos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa apurados para esta edição do Concurso Internacional Rei Muhammad VI.
88 Hafizes de 34 países africanos foram apurados, entre homens e mulheres, e disputarão em 3 categorias que passamos a descrever:
1ª Categoria – Leitura de todo o Alcorão com Recitação lenta (Tartil) com o Riwayat do Imam Warsh sobre a narração do Imam Nafi;
2ª Categoria – Leitura de Todo Alcorão com a Recitação de qualquer Riwayat dentre as 7 formas diferentes sobre a narração das 10 formas de Recitação do Alcorão;
3ª Categoria – Leitura normal em 15 folhas divididas em 3 folhas seguidas no mínimo com Tajwid vulgar.
Os três vencedores serão classificados como vencedores em cada uma das 3 categorias com a seguinte premiação:
■O primeiro Vencedor de cada Categoria ganhará 6.000 Dólares Norte Americanos;
■O Segundo Vencedor de cada Categoria ganhará 5.000 Dólares Norte Americanos;
■O Terceiro Vencedor de cada Categoria ganhará 4.000 Dólares Americanos;
Os participantes não vencedores ganharão 2.000 Dólares Norte Americanos, o maior e o menor participante em idade ganharão 4.000 Dólares Norte Americanos, independentemente do seu posicionamento, ou seja, no caso de vitória, o menor e a menor participantes ganharão duas vezes, pela vitória na classificação e pela idade mínima.
O concurso arranca amanhã, 11 de agosto, e terminará no dia 14 (domingo) e será realizado na Mesquita Rei Muhammad VI em Dar-es-Salam, onde serão anunciados os vencedores.
Fonte Gazeta Árabe