O Presidente francês, Emmanuel Macron, visitará os Camarões, Benim e a Guiné-Bissau a partir da próxima segunda-feira (25.07) e até 28 de julho, anunciou hoje o Eliseu.
A crise alimentar causada pela guerra na Ucrânia, a produção agrícola e as questões de segurança estarão no centro desta viagem, adiantou a Presidência francesa.
Esta será a primeira deslocação de Emmanuel Macron desde a sua reeleição, em abril, na segunda volta, com 58,55% dos votos, contra 41,45% de Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita.
“As minhas calorosas felicitações a Emmanuel Macron pela sua brilhante reeleição”, escreveu o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, na rede social Twitte aquando da reeleição nas presidenciais.
Em fevereiro passado, a França demonstrou solidariedade com Embaló, após um alegado ataque armado à sede do Governo da Guiné-Bissau.
Na altura, o embaixador da França em Bissau, Terence Wills, defendeu que se tratava do “momento ideal” para que a comunidade internacional ajudasse a Guiné-Bissau “em todos os domínios”.
Fonte: DW