N`Simba é o título genérico do mais recente álbum lançado no mercado discográfico pelo músico, compositor e saxofonista guineense, Miguelinho N`Simba, da orquestra Mama Djombo.
Segundo uma nota à Imprensa a que a ANG teve acesso, a obra homenageia o “Maestro N`Simba”, em reconhecimento de uma trajetória marcada por mais de 50 anos de carreira ao serviço da música moderna e tradicional guineense.
Trata-se de uma iniciativa de Briang King e Richie Flores, dois produtores amigos da Guiné-Bissau, que traz uma fusão de ritmos africanos e caribenhos, inspirados sempre na obra musical de Miguelinho.
O álbum N`Simba foi produzido pelo Cobiana Record, na Colômbia, com arranjos de Miguelinho e Richie Flores. O reportório contém nove músicas, a maioria dos temas foram gravados na Colômbia.
O projeto contou com a participação de músicos da Colômbia, Porto Rico, República Dominicana, Cuba, Brasil e Estados Unidos de América que juntos criaram uma superbanda virtual denominada “La Colectiva MandJuazz, inspirada na música da Guiné-Bissau.
A Cidade de Cali na Colômbia acolheu a estreia deste projeto musical perante um público “entusiasta”.
Segundo o comunicado à Imprensa, todos esses músicos acompanhantes de Miguelinho foram vencedores de prémios musicais mais prestigiados na América Latina. Entre eles figuram Horácio “El Negro”, Hernandez, Richie Flores e Alain Perez.
“O projeto N`Simba teve as honras de ser apresentado num concerto com o tema “Bulungudjuba” e ser filmado e lançado como vídeo oficial”, lê-se no comunicado.
Fonte: ANG