A Guiné-Bissau, através da Plataforma Nacional das Associações Acadêmicas do Ensino Médio e Superior da Guiné-Bissau (PNAAEMS-GB), foi o único país do PALOP eleito no 13° Congresso Eletivo da União Pana-africana de Estudantes (AASU). A Guiné-Bissau foi eleita para ocupar o cargo de Membro do Comitê Executivo para África Ocidental.
Membro de Comitê Executivo para África Ocidental juntamente com o Vice-Presidente para África Ocidental (este ganho por Costa de Marfim) representam a estrutura da AASU nesta região ( África Ocidental). Eles atuam como oficial de ligação entre o Secretariado e as Uniões estudantis membros desta região, também coordenam as atividades do Secretariado a nível da região.
Têm ainda como principais tarefas:
Construir uma relação mais próxima com os Estados/Governos, doadores, organizações da sociedade civil e outras entidades da região;
Defender os estudantes da região;
Reunir informações dos membros e preparar/atualizar uma base de dados de organizações membros na região;
Garantir que todas as organizações membros da região estejam envolvidas no trabalho da AASU.
De salientar que a Libéria ganhou a presidência do Comitê Executivo numa corrida com a Nigéria e o Gana renovou o mandato para o cargo do Secretário-geral.
Os corpos sociais ora eleitos terão um mandato de 4 anos diante da AASU.
O Presidente da Plataforma Nacional das Associações Acadêmicas do Ensino Médio e Superior da Guiné-Bissau (PNAAEMS-GB), Ericson Ocante Ié, foi quem representou o país no 13° Congresso Eletivo da União Pana-africana de Estudantes (AASU, acrônimo inglês), que terminou hoje, em Acra, Gana.
Por Redação