Chama-se Nita Viriato, uma professora e vendedeira de rua que anteontem, dia 15 deste mês, recebeu o seu diploma de licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau.
Nita Viriato entrou para a Faculdade m 2005, mas só conseguiu finalizar o curso dos seus sonhos passados 15 anos. Um exemplo de superação demonstrada pela Nita à toda sociedade guineense e em especial às mulheres da sua idade.
Nita tem hoje 59 anos de idade. Começou a estudar o Direito com os seus 44 anos, razão para a admiração das suas pares. A decisão da Nita em se dedicar ao curso de Direito e à uma casa bastante exigente, como é a Faculdade de Direito de Bissau, constituiu o motivo de muita conversa, sobretudo nos mercados, na medida em que a Doutora Nita antes de ir à Faculdade ela era vendedeira de rua, atividade que a mulher que hoje é jurista exerce até a data presente, e explica à Rádio Jovem o porquê de continuar a vender mesmo sendo jurista e professora.
“Não posso deixar de vender, é o único sítio onde encontro segurança para a minha família”, explicou a mulher que lutou mais de 15 anos para hoje ser jurista
A Nita é professora de Português, formada na Escola Normal Superior “Tchico Té”, e atualmente dá aulas no Liceu Nacional Kwame Nkrumah em Bissau.
A senhora encontrou nos mercados aquilo que o Estado não lhe consegue proporcionar, a segurança para a família.
O percurso da Doutora Nita na Faculdade ficou marcado por uma interrupção forçada. A morte do marido em 2012 e os encargos concentrados a partir daí exclusivamente sobre si fizeram-na desistir por um tempo, tendo regressado só em 2018, isto para nunca mais abandonar o curso até a reta final.
“Havia encargos com a família, eu era sozinha, por isso deixei a faculdade por um tempo”, explicou a Nita.
A Nita Viriato é professora desde 1985, no dia 15 de abril. Mas agora como jurista, ela revela o que pretende para os próximos tempos.
“Vou à reforma no próximo ano, pelo que já não poderei ser juiz, e decidi exercer advogacia para o resto da minha vida”, disse Nita.
A doutora Nita é viúva desde 2012, ano em que perdeu o marido.
Aconteceu na Guiné-Bissau este ano uma mulher vendedeira “di mesa” no mercado de Bandim conseguiu a licenciatura na Faculdade de Direito de Bissau, um dos centros de formação mais exigentes na Guiné-Bissau.
Foto: 12 Family
Por Redação
Parabéns Dra Nita, que as bençãos de Deus estejam sobre sua vida. Em breve você conseguirá conquistar o seu espaço na área que se formou.
Que ALLAH ilumine o seu caminho para um rumo certo
Um exemplo nobre que todas as mulheres Guineenses devem levar em conta, pelo facto das mulheres ocuparem a alta taxa de analfabetismo no Pais.
Desejos de muitos parabens e sucesso na vida pa bo Senhora Nita e pa Deus abensuau ku bu formason
Nós aqui no Brasil, quando sabemos dessas conquistas por povos irmão e explorados iguais a nós, ficamos muito felizes. Parabéns irmã Nita Viriato, e que sua luta sirva de exemplo para outros e outras irmãs submetidos e submetidas a exploração desumana do liberalismo.
Em nome do povo brasileiro,
PARABÉNS
PS. Obrigado irmão Hecio Norberto
Parabéns pelo seu percurso pessoal. Continuação dos maiores êxitos pessoais e profissionais. Feliz Ano Novo.