O Chefe de Gabinete do ministro do Ambiente e Biodiversidade, Helton Casimiro Sá, alertou esta sexta-feira, 26 de novembro de 2021, que a zona costeira da sub-região e em especial a da Guiné-Bissau está a experimentar atualmente uma “evolução acelerada”, marcada por um aumento demográfico crescente.
Helton Casimiro Sá fez essa chamada de atenção no lançamento oficial da 10ª edição de Pré-Fórum Regional Costeira e Marinho que decorreu hoje em Bissau, sob o lema; “A saúde dos oceanos, um desafio de desenvolvimento sustentável para os países costeiros da África Ocidental”.
Na sua intervenção, Helton Casimiro Sá afirmou que a degradação progressiva da zona costeira poderá pôr em causa as possibilidades de um futuro sustentável para as gerações presentes e vindouras.
Por seu lado, o Diretor regional de Bardlife Internacional, Jean Baptiste Deffontaines, informou que a Guiné-Bissau está no centro da região, sendo uma zona de passagem essencial e sustenta que mais de 25 por cento da população da África Ocidental dependem da pesca.
O Encarregado do Programa do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), Abílio Rachid Said, anunciou que o lançamento da 10ª edição do Pré-Fórum Regional Costeira e Marinho é um “pontapé de saída” para o Fórum da Parceria Regional para as Áreas Marinhas e Costeiras da África Ocidental que está a ser preparada.
De recordar que o Fórum que está a ser preparado vai decorrer de 28 de março a 1 de abril de 2022 e terá a participação de atores de sete países que trabalham em questões costeiras da África Ocidental, nomeadamente, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia, Senegal, Serra Leoa.
Por Redação