A Presidente do Instituto da Mulher e Criança da Guiné-Bissau, Cádi Florence Dabó, considera este sábado que o índice da violação da integridade física e moral das crianças, nomeadamente os casos do casamento forçado e precoce, a violência sexual, aumentou consideravelmente no país nos últimos tempos.
A preocupação da responsável desse instituto foi registada este fim-de-semana durante a abertura oficial da cerimónia da celebração do Dia mundial das Crianças que se comemorou ontem, 20 de novembro, em todo o mundo.
A Cadi, por outro lado, confirma que alguns sectores ligados a proteção das crianças ainda lhes interpelam constantemente sobre a situação das crianças no país, por isso alerta para a urgência no que se refere ao respeito pelos direitos fundamentais das crianças.
O presidente do Parlamento Nacional Infantil, Sebastião Júnior Tamba, aproveitou da ocasião para apelar ao Estado guineense para que a Guiné-Bissau seja um país amigo das crianças, onde poderão nascer, crescer e desenvolver bem todas as sua capacidades, dizendo aos companheiros que é preciso acreditar no futuro.
O representante do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF), Etoni Koly, afirma que o dia de ontem é uma oportunidade para lutar contra os desafios que continuam a limitar a vida e ameaçar o futuro das crianças e jovens da Guiné-Bissau.
No dia mundial das Crianças, o Instituto da Mulher e Criança da Guiné-Bissau realizou em parceria com o Parlamento Nacional Infantil e parceiros Internacionais séries de atividades, com destaque para uma passeata da Praça dos Heróis Nacionais a Martriz de Pindjiguite ,”Mao de Timba”. Também ontem celebrou-se os 32 anos da Convenção dos Direitos das Crianças.
Por Redação