O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, instou hoje aos Juízes Conselheiros recém-empossados no sentido de trabalharem com vista ao resgate da imagem da Instituição judicial máxima no país.
A solicitação do chefe de Estado guineense foi registada, esta quinta-feira, no ato da tomada de posse dos seis novos juízes conselheiros, nomeadamente Aimadu Sawané, Cármen Isaura Lobo, Arafam Mané, M′pami kabi, Atla Ferreira, João Pereira e Panedu Ntcharé, respectivamente.
Por outro lado, a ocasião serviu para Sissoco Embaló exortar aos juízes conselheiros que o tribunal não é campo de exercício político.
O vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça e Presidente em exercício do órgão, Lima André, considera que só agora estão reunidas as condições devidas para a eleição do presidente da corte máxima judicial guineense, atendendo ao empossamento desses juízes.
Salienta-se que o ato eleitoral do novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça estava previsto para o passado 04 deste mês, o que não se verificou, devido a polémica instalada na instância superior da justiça guineense, provocada pelo chumbo da candidatura do Juiz Conselheiro Pedro Sambú, atual presidente da Comissão Nacional das Eleições.
Conforme as suas prerrogativas, o presidente em exercício do Supremo Tribunal de Justiça anunciou hoje que as eleições terão lugar a 10 de dezembro deste ano.
Por Redação